Cannes é um dos maiores festivais de cinema do mundo e todos os anos traz a oportunidade para a indústria cinematográfica apresentar seus projetos mais ambiciosos e criativos. Em 2017, Cannes acontecerá de 17 a 28 de maio e as expectativas estão altas.
Como todos os anos, há uma forte expectativa sobre quais filmes serão selecionados para competir pela Palma de Ouro. Este ano, o diretor espanhol Pedro Almodóvar será o presidente do júri, o que certamente garantirá uma seleção de filmes inovadores e instigantes.
Uma das grandes apostas deste ano é o novo filme de Sofia Coppola The Beguiled. O filme, um remake do clássico de 1971 dirigido por Don Siegel, já vem sendo comentado como um dos favoritos para a Palma de Ouro, graças à sua direção elegante, sua intrigante trama e o elenco estelar, que inclui nomes como Nicole Kidman e Colin Farrell.
Outro filme que está gerando expectativa é Okja, de Bong Joon Ho. O filme, disponível na Netflix, já vem sendo comparado ao sucesso E.T e conta a história de uma menina que tenta salvar uma criatura gigante de uma empresa que quer usá-la como alimento. Com um elenco de estrelas, incluindo Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal e Paul Dano, Okja tem o potencial de ser um dos destaques do festival.
Além disso, há uma grande expectativa em torno do filme The Killing of a Sacred Deer, do diretor grego Yorgos Lanthimos. O filme, estrelado por Colin Farrell e Nicole Kidman, conta a história de um médico que tem sua vida perturbada quando um adolescente se aproxima de sua família. Lanthimos já provou ser um dos cineastas mais criativos e analíticos do mundo do cinema e The Killing of a Sacred Deer certamente será um filme intrigante e controverso.
Outro filme que também está gerando expectativa é You Were Never Really Here, do diretor americano Lynne Ramsay. O filme, que é baseado em um livro de Jonathan Ames, conta a história de um assassino profissional que desenvolve um vínculo forte com uma jovem vítima que ele salva. Com um elenco liderado por Joaquin Phoenix e uma trilha sonora original do experimentalista Johnny Greenwood, esperamos que Ramsay traga um filme cheio de tensão e ambição para Cannes.
Finalmente, não podemos deixar de comentar sobre o novo filme de Todd Haynes, Wonderstruck. O filme, baseado em um romance de Brian Selznick, conta duas histórias interconectadas de dois jovens que desejam encontrar um lugar para se sentir em casa. O filme também tem uma trilha sonora original do lendário compositor Carter Burwell e Laura Rosenthal no elenco com um elenco de astros, incluindo Julianne Moore e Michelle Williams.
Em resumo, Cannes 2017 tem potencial para ser um dos melhores festivais de cinema dos últimos anos. Com uma seleção de filmes ambiciosos, intrigantes e instigantes, podemos esperar que a Palma de Ouro seja uma conquista muito merecida para algum cineasta talentoso. Ansiamos para ver como as coisas vão se desenrolar no festival e torcemos para que todos os filmes tenham sucesso e tragam algo de novo e emocionante para o mundo do cinema.